segunda-feira, 4 de maio de 2009

Luís Cardoso


A capa do livro «O País do Queixa Andar», de Mia Couto, é um arranjo gráfico a partir da obra original «O Anúncio, 2001» (aguarela) de Luís Cardoso. Ambos os autores nasceram na Beira - Moçambique (em 1955 e 1962,respectivamente), sendo o primeiro um escritor bem conhecido dos portugueses, não só pela qualidade da sua vasta obra literária, mas também pelos inúmeros prémios que, internacionalmente lhe têm vindo a ser atribuídos e de que a comunicação social faz eco.
Luís Cardoso frequentou e participou desde muito jovem em núcleos de arte e cultura, tendo esse facto contribuído para o surgimento do seu interesse pelo desenho e pela pintura. Foi ilustrador de livros escolares e de outros materiais educativos. A partir de 1991 entra no ramo da publicidade onde se mantém até hoje como director criativo, com trabalhos premiados em festivais internacionais em Moçambique, Angola, Portugal e Brasil.
Desde 2001 que tem participado em exposições individuais e colectivas.
Sobre este artista plástico, pode ainda ser visitado este link

2 comentários:

Anónimo disse...

São fascinantes os trabalhos do Luis cardoso não só pelo primoroso dominio da técnica mas também pela mescla de cores. Acho que aqui exite um verdadeiro poeta/pintor. É tudo tão lindo e tão diferente do que se vê aqui pelo hemisfério norte...

obrigado ao "cor e pinceladas" por esta janela aberta para a arte diferente.

Anónimo disse...

Bela paleta de ilustrador, na esteira de um Dunduro, mestre da pintura africana. Belíssimo.