sexta-feira, 28 de junho de 2013

Moçambique (15) - Estação dos Caminhos de Ferro e Museus

A estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique, situada na Baixa da cidade de Maputo, foi projectada pelos arquitectos Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa, tendo sido construída entre 1913 e 1916. É considerada das mais interessantes estações do Mundo e provavelmente a mais bonita de África.
Concerto "Os Pequenos Violinos", no interior da Estação dos CFM
A primeira vez que entrámos no referido edifício, foi no dia 30 de Março de 2007, dado que decorreu, no seu interior, o Concerto de "Os Pequenos Violinos", da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa.
Desde então e sempre que nos deslocamos a Moçambique, a estação é visita obrigatória.
Estação CFM (imagerm da net)


Estação CFM - Torre central
Relativamente perto da estação, mais propriamente na Rua Consiglieri Pedroso, encontra-se o Museu Nacional da Moeda, bem recheada de muitas e valiosas colecções de moedas, desde o inevitável escudo usado no período colonial, até a moedas de todos os continentes e países.

Museu Nacional da Moeda (imagem da net)
 Naturalmente que dos museus visitados, não poderia deixar de contar o Museu Nacional de Arte.
        Óleo de Malangatana (imagem da net)      
Naquele museu, como não poderia deixar de ser, encontram-se expostas obras dos mais conhecidos artistas plásticos moçambicanos (Malangatana, Mankew, Shikane, etc, etc.).
C
Mankew (autor) - (imagem da net)
Um dos nomes mais sonantes da arte em cerâmica é o de Reinata Sadimba que nasceu em 1945, na aldeia de Nemu,Cabo Delgado. Filha de camponeses, recebeu uma educação tradicional Makonde que incluía a fabricação de objectos utilitários em barro.
Reinata Sadimba
Em 1975, iniciou uma transformação profunda na sua cerâmica. Torna-se conhecida mundialmente pelas formas " estranhas e fantásticas".
É considerada uma das artistas mulheres mais importantes do Continente africano.
Reinata, recebeu vários prémios e fez exposições em vários países, como Bélgica, Suíça, Portugal , Dinamarca, Itália, África do Sul e Tanzânia. Os seus trabalhos estão representados em várias instituições, como o Museu Nacional de Arte, em Maputo e o Museu de Etnologia de Lisboa. Fazem parte da Colecção de Arte Moderna de Culturgest e de numerosas colecções privadas em todo o mundo.
Museu Nacional de Geologia.
Em plena Av. 24 de Julho, instalado num belíssimo edifício, fica o Museu Nacional de Geologia.
A nossa ida ao referido museu, coincidiu com uma visita de estudo de alunos de uma turma do secundário, acabando por aproveitar parte dos ensinamentos transmitidos pelo professor.

Selenite (proveniente de Leiria)
Como curiosidade, será interessante aqui referir que neste museu se encontra um pedaço de selenite proveniente de Leiria - Portugal.
Em mineralogia, selenite é uma variedade transparente e incolor de gesso.

5 comentários:

Rui Pascoal disse...

Uns vão de passeio e eu fico aqui junto da Estação, literalmente, a ver passar os comboios.
:)

SilvaRocha disse...

Será o seu eterno amor pelos comboios? Não é, por acaso, do Grupo dos Amigos do Comboios? :)

SilvaRocha disse...

Será o seu eterno amor pelos comboios? Não é, por acaso, do Grupo dos Amigos do Comboios? :)

Arnaldo disse...

As coisas que ele sabe...!
Óptima reportagem que ajuda a reviver tempos idos. É na verdade um belo edifício. Na praça fronteiriça existia um cunjunto escultórico alusivo à expulsão dos ocupantes estrageiros que viam Lourenço Marques como porto e ponto estratégico. Denominava-se essa praça de Mac-Mahon em homenagem ao general que comandou o exército que os expulsou.Era uma obra lindíssima. Não se observa nas fotos e por isso não sei se foi retirado ou destruido.

santos disse...

Excelente reportagem sobre uma cidade que marcou quantos por lá passaram.
Descreve muito bem os pontos nostálgicos, em especial a Estação de onde apanhei o comboio algumas vezes para ir para África do Sul.

Recordar é viver.