Vincent Willem van Gogh era filho de um pastor protestante holandês, Theodorus van Gogh e de sua mulher, Anna Cornelia. Nasceu, em Zundert, na Holanda, no dia 30 de Março de 1853.
No dia do seu nascimento completava-se exactamente um ano que o casal tivera o seu primeiro filho que morreria à nascença. àquele que hoje é considerado um pintor de referência, foram dados os mesmos nomes do irmão, Vincent Willem.
Parecia , assim que o primeiro dia de vida de van Gogh já trazia um certo agoiro...
Durante toda a sua vida vendeu uma única tela, «A Vinha Encarnada», por 400 francos. Em 1990, cem anos após a sua morte, uma tela sua, «Retrato do Dr. Gachet» foi vendida por US$ 82,5 milhões, um record até então.
7 comentários:
Adoro os seus "Girassóis"!
Tive o privilégio de visitar o Museu Van Gogh em Amesterdão e deliciei-me com aquilo que vi. Dos muitos quadros expostos destaco um auto-retrato do artista cujas pinceladas efectuadas em espiral me “hipnotizaram”.
Esqueci-me de dizer que esta música é lindíssima (ofereci esse LP à “minha miúda” quando fez dezoito anos... começámos o namoro... casámos...)e, passados todos estes anos, ainda não me cansei de as ouvir.
:)
Gosto especialmente dessa parte: «... ainda não me cansei de as ouvir.».
Que, por muitos e muitos anos, o Rui continue a ouvir a música e a voz da sua «miúda».
Belíssima associação.
Com talentos deste escalão, como o foi Van Gog, as nossas veias artísticas são meros figurantes na ribalta dos amadores.
Gostei desta peça. Felicito-te, amigo Rocha, pela iniciativa.
Muito bonito. Gosto muito dos amarelos e dos azuis do Mestre.
Tenho um selo para o vosso blog lá no meu. Se quiserem, podem lá ir copiá-lo.
Bj
sem música a vida seria um erro, diz Tolstoi, mas ver Van Gogh aguça todos os sentidos...
Enviar um comentário