sábado, 28 de fevereiro de 2009
Urbanismo e Urbanidade
O urbanismo, nas pinturas a óleo, tem sido o tema forte da Isabel que, para além do mais, também sabe cultivar a urbanidade. Já lhe conhecemos vários quadros em que são as construções urbanas que se salientam de forma muito interessante, em vivos jogos de cores. Agora tem em mãos um trabalho de técnica mista de belo efeito, como bem se pode perspectivar.
Leonid Afremov
Para melhor visualização das obras deste autor nascido na Bielorússia, visitem a sua página aqui. As imagens, ricas em cores e brilho, são obtidas usando a espátula.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Poesia
Já conhecíamos os dotes de declamador do nosso colega de pintura Fernando Patrício. Na última aula, através da poesia, transmitiu-nos, de forma eloquente, as sensações que experimenta antes e durante as aulas, no nosso atelier. Foi este o poema, de sua autoria, com que nos brindou.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Presença no PODIUM - 2
A D.Celeste é uma das presenças que já nos acostumámos a saudar nas nossa quintas-feiras e, à semelhança do que acontece com a D.Olímpia, também ela faz parte do escalão maior da classe, isto é, são as personagens que possuem o curriculum mais antigo dentro da turma.
Parece-me que as suas opções se fixam quase só pela pintura a óleo e, à volta desse tema até personalisou com outra colega inserida noutra classe da nossa professora, uma história engraçada, em que ambas repartiram a responsabilidade pela autoria das suas telas ... A D. Celeste que vos conte essa história, porque isto aqui não é para fofocas de corte e costura... e não quero que me julguem mal ...
A sua normal e expontânea boa disposição, constitui uma das características que melhor apreciamos no convívio das nossas aulas. Aqui a temos em plena actividade.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Centro Cultural de Belém
Não estava propriamente programado, face a outros compromissos, mas a verdade é que, à última hora, lá conseguimos ir ao Centro Cultural de Belém. E começámos por ver uma exposição de Raul Perez.
Sobre a exposição, ver aqui
Presença no PODIUM
Aqui está a nossa colega número um retocando a sua paisagem.
Acredito que a motivação que todas as quintas-feiras a incentiva a viajar de autocarro desde Pombal, faça chuva ou faça sol, é obviamente o seu apego ao grupo e o seu gosto pelas artes. A D.Olímpia possui o record de participação na classe, com o estatuto da aluna mais antiga.
Ao longo destes últimos anos tem executado trabalhos com aplicação de variadas técnicas, desde a pintura com diferentes aplicações, passando pelas técnicas mistas e a decoração de peças (incluindo sabonetes) mas, de todos eles, os que eu mais admirei foram os seus quadros de flores executados com escamas de peixe.
Apreciamos imenso e prezamos muito a sua companhia. Se um dia ela não comparece, ficamos preocupados com a causa do seu impedimento. Por isso, se tiver que faltar, é sempre bom não dar falta injustificada.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Sob a Batuta...
Bem se pode afirmar que é sob a batuta da Profª Dulce que as obras dos alunos vão ganhando vida e aparecem harmoniosas aos olhos de quem as aprecia.
E aqui a vemos, em plena aula, regendo, junto da Sílvia que, embora parecendo distraída ( porque já sabe a música de cor), vai conseguir o tom que o seu rouxinol precisa para nos deliciar com o seu canto.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
O Segredo está na base
Este nosso espaço, que dia após dia se internacionaliza cada vez mais, tem vindo a mostrar uma pequena parte das obras dos nossos colegas. Contudo há pequenos detalhes, da maior importância, que urge revelar.
A imagem mostra-nos a professora Dulce explicando à nossa colega Céline a porção de terebentina (3) que se deve misturar com o óleo de linhaça (1).
É caso para dizer que um dos segredos, para uma boa pintura, está na base.
A imagem mostra-nos a professora Dulce explicando à nossa colega Céline a porção de terebentina (3) que se deve misturar com o óleo de linhaça (1).
É caso para dizer que um dos segredos, para uma boa pintura, está na base.
Simplicidade/Tranquilidade...
Diz-se pessoa simples. Mas será a sua calma e ar tranquilo que melhor a definem. De forma suave, sem querer dar nas vistas, a colega Madalena lá vai levando a água ao seu moinho... E é com o requinte, a felicidade e o gosto das pessoas tranquilas que vai tricotando as peças da sua já vasta obra artística. O Arlequim que em breve finalizará é mais um exemplo da alegria interior que a leva a escolher os motivos que trabalha.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Versatilidade
É a palavra que me ocorre para melhor definir a veia artística da colega D.Céu.
Ela decora porcelana, produz bijuteria, pinta figuras decorativas de pedra ou gesso, utiliza o acrílico, o óleo e outras tintas, eu sei lá... é de facto muito criativa e talentosa. Para ela não há segredos.
Desta vez, foi apanhada de volta do seu actual trabalho, de técnicas mistas, que demonstra e define bem as suas aptidões para as belas artes.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Cansada da Viagem
Poderá vir a ser este o título da pintura que a colega Lurdes está a acabar. O que podemos todos nós assegurar é que a sua autora não se cansa de fazer coisas bonitas... É de um entusiasmo e aplicação contagiantes e põe, em tudo o que faz, um cunho pessoal forte, com aquele toque de bom gosto de que só alguns são dotados. Curiosamente, a fotografia parece querer levar-nos a projectar a assimilação da autora pela sua própria obra. E que tal pensar nesse projecto partindo desta foto da Margarida?
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Vontade Indomável
Que importa que o espaço seja apertado, acanhado e com pouca luz quando o desejo e a vontade de pintar superam, excedem e ultrapassam essas pequenas contrariedades? Alheada de estorvos e obstáculos, a Dª Marília, com a sensibilidade que a imagem nos mostra, é o exemplo de que como disse Mahatma Gandhi, “a força não provém da capacidade física mas sim de uma vontade indomável”.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Abóboras, Laranjas e Oliveiras
Depois de uma jornada de trabalho, quando, ao fim do dia, se encontra na aula de pintura, o Carlos consegue estar sempre alegre, brincalhão e com a caninha na água...
Apesar dos offshores, da crise financeira, das acções e de tudo o mais de que para aí se ouve falar e algumas dores de cabeça lhe dará, quer de volta das suas abóboras, quer nos retoques das suas laranjas, é esta a imagem de pessoa feliz que nos oferece e a foto acima bem documenta.
Estamos a crescer...
Graças ao dedicado contributo dos colegas Rui Pascoal e Rocha, o desenvolvimento do n/Blog é notório.
Verifica-se com agrado um crescente número de visitas, quer nacionais, quer de muitos outros paises onde estamos a ser conhecidos, despertando certamente alguma curiosidade.
Penso que o enriquecimento do seu conteúdo passará seguramente pela necessária participação dos demais colegas. Será uma das formas de diversificar e, obviamente, de evitar que os costumados colaboradores comecem a preguiçar e a reduzir as suas intervenções.
Deixo, assim, o meu renovado incitamento para que ponham de lado os vossos receios e avancem com as vossas publicações.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Eficiência máxima, esforço mínimo
Creio serem os intervalos frequentes, de que não abre mão, um dos trunfos do colega Manuel Guerra. Quando regressa vem sempre com outro vigor e os pincéis não param. Reparem na velocidade com que pinta.
É com uma ponta de inveja e algum ciúme que digo “Tudo me dói, até a alma”.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Vivências
São as nossas vivências que determinam as nossas orientações, refinam os nossos gostos e nos inspiram na elaboração das manifestações artísticas. E a essa regra não foge o colega Alves. Pode começar um quadro com uma flor, uma ponte, uma árvore, um barco, mas, no final... lá aparece qualquer coisa de uma mulher. É já vasta a obra do Joaquim A A, conforme se pode concluir pelo número de exposições em que participou e ressalta do seu blogue. Nem por isso deixa de estar sempre presente nas aulas, presenteando-nos com a sua insubstituível boa disposição.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
σας ευχαριστώ για την προσοχή σας. Δείτε επίσης
Como todos podem ter a oportunidade de ler (tal como eu o fiz), foi uma agradável surpresa a visita de um cidadão grego que teve a gentileza de, através de comentário feito no post «As Estevas», tecer rasgados elogios ao nosso blogue e desejar-nos as maiores felicidades.
Apesar de pensar que terá exagerado ao considerar-nos como os melhores pintores da Europa, para o Hakilda Mihalis vão os nossos agradecimentos e votos de muitos êxitos na sua actividade fotográfica.
Nota:Eh pá, entretanto, quando voltares a deixar aqui o teu comentário, tenta escrever umas coisitas em inglês (já que não pode ser em húngaro). É que, não é por nada, mas vi-me grego para perceber o que querias dizer com aquela última frase...
Apesar de pensar que terá exagerado ao considerar-nos como os melhores pintores da Europa, para o Hakilda Mihalis vão os nossos agradecimentos e votos de muitos êxitos na sua actividade fotográfica.
Nota:Eh pá, entretanto, quando voltares a deixar aqui o teu comentário, tenta escrever umas coisitas em inglês (já que não pode ser em húngaro). É que, não é por nada, mas vi-me grego para perceber o que querias dizer com aquela última frase...
As estevas
Esteva - planta arbustiva, da família das Cistáceas, espontânea e frequente em Portugal, também denominada xara.
O apego às origens tem sido determinante na escolha dos temas das suas pinturas. E aqui estão as estevas da memória do colega Fernando Patrício passadas à tela, com o prazer e carinho de quem sabe apreciar as coisas simples da Vida.
Castelo de Leiria
“Ex-libris” da cidade de Leiria o nosso Castelo, classificado pelo IPPAR como Monumento Nacional, está aqui imponente e majestoso na tela da colega Dª Lurdes.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Fotógrafo de dia / Almoço…
O júri decidiu atribuir uma distinção honorífica à Margarida pela excelente cobertura fotográfica deste evento. As fotos que ontem publiquei são igualmente da sua autoria. As minhas desculpas pelo lapso involuntário e pela falta de nitidez desta foto (é outro fotógrafo…).
Ainda o Almoço de Natal
Continuando a recorrer do inesgotável arquivo da Margarida, aqui vai a fotografia do grupo que esteve no almoço.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Surpreendente!!! 2
Na sequência do que o Arnaldo aqui revelou no pretérito dia 4 do corrente, eis a prova documental do afã e da arte que o nosso Amigo Rui Pascoal tem posto ultimamente nas suas obras. A colega Margarida, com a oportunidade que se lhe reconhece, registou o momento.
Parabéns!
Quero felicitar desde já dois ilustres artistas da nossa escola. O primeiro, com provas dadas, é o mentor deste projecto e “responsável moral” da minha iniciação na pintura, Arnaldo Barateiro. O segundo, que com a sua perseverança tranquila e o seu “savoir-faire” muito o tem vindo a enriquecer, Silva Rocha.
Dizia-me ontem de Luanda o meu filho, - o blogue “está todo pipoca”. Não acham?
Dizia-me ontem de Luanda o meu filho, - o blogue “está todo pipoca”. Não acham?
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Notícias
O Região de Leiria refere-se à atribuição do prémio à nossa professora, D. Dulce Bernardes, nestes termos
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
“It's unfair, they are so big and I’m so little”
Lembram-se do Calimero?
É assim que me sinto, muito pequenino, no meio daqueles “monstros” da pintura.
Que grande maldade me fizeram!... Eu, a querer passar incógnito…
Se sem publicidade já tinha a produção até ao final do ano toda vendida, o que dizer agora? Adeus descanso!
É assim que me sinto, muito pequenino, no meio daqueles “monstros” da pintura.
Que grande maldade me fizeram!... Eu, a querer passar incógnito…
Se sem publicidade já tinha a produção até ao final do ano toda vendida, o que dizer agora? Adeus descanso!
Arnaldo, "a vingança" serve-se fria...
Exposição em Coimbra
É-me grato anunciar e por mera coincidência na sequência de posts anteriores, que no próximo sábado, dia 7 de Fevereiro, pelas 16:00 horas será inaugurada, na Galeria Pinho Dinis, na Casa da Cultura Municipal de Coimbra, sita na Rua Pedro Monteiro, uma exposição de 22 obras (18 telas e 22 ilustrações) do artista moçambicano Malangatana.
O horário da Galeria Pinho Dinis é o seguinte: Segunda a sexta: 9:00 - 19:30; Sábado - 13:30 - 19:00. Encerra Domingos e feriados.
Sobre a exposição mais informações aqui
O horário da Galeria Pinho Dinis é o seguinte: Segunda a sexta: 9:00 - 19:30; Sábado - 13:30 - 19:00. Encerra Domingos e feriados.
Sobre a exposição mais informações aqui
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Surpreendente!!!
É verdade!.O amigo RP está com uma produtividade de trabalho que nem imaginam!
Perdoa-me RP, se cometo alguma inconfidência, mas tive hoje o prazer de apreciar as inúmeras obras que tens entre mãos, com temas muito interessantes, com veia de artista ( não duvides), mas que te recusas a aceitar por modéstia.
Ao que consta, para quem iniciou tão recentemente a aprendizagem (digo eu), convenhamos que, em cerca de dois anos, é notável a qualidade dos trabalhos e o gosto pelos temas que eleges.
Parabéns RP.
Desculpa a publicidade, mas entendi que tinha que dar com a língua nos dentes e avisar a malta do "cor e pinceladas" para que se cuide e se prepare para levar um "bigode", caso não recupere a genica e trate de produzir muito mais!
Gostei imenso do que vi , sinceramente!
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Almoço do Curso de Pintura (IPJ)
No pretérito dia 27 de Janeiro, realizou-se o Almoço de Natal do nosso curso de pintura (turmas IPJ). «Natal é quando um homem quiser»... e o convívio entre os participantes é o que mais conta nestas iniciativas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)