quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Exposição de pintura de Rui Pascoal

Tenho o grato prazer de aqui transcrever o texto que o meu Amigo Rui Pascoal (um dos administradores não executivo deste blog) escreveu no seu blog «Tinta com pinta»:

«O 5 de Outubro já não é feriado nacional (por enquanto) e este ano calha a um sábado, dia da inauguração da minha exposição de pintura e... estão todos convidados. Monarquistas também. Apareçam! :) Relembrando: Inauguração: 5 de Outubro, 17h00 Solar dos Ataídes (Largo do Terreiro) Edifício da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria (Também poderá ser vista *nos dias úteis* de 7 a 18 de Outubro, entre as 14h00 e as 18h30).» 

 A visita à exposição torna-se obrigatória para quem gosta destas coisas da pintura e dos diferentes estilos pelos quais a mesma se manifesta.
 Não sou crítico, nem tenho conhecimentos de pintura que me permitam uma abordagem minimamente credível às obras do Rui.
Contudo, por tudo quanto tenho vindo a observar ao longo dos anos e do que tenho lido sobre o assunto, parece-me (e volto a reforçar a minha falta de conhecimentos) que os trabalhos deste meu Amigo estarão muito próximos daqueles que geralmente são enquadrados na pintura naïf.
"A capacidade artística é um dom inato no ser humano e não existem técnicas, regras ou dogmas que, quando ele realmente está presente, lhe possam atrofiar qualidade e retirar valor", cf. texto em que se define a arte naïf, na página da Allarts Gallery.
 

1 comentário:

Arnaldo disse...

Faço minhas as palavras do amigo Silva Rocha, quanto ao reconhecimento da muito interessante obra e da veia artística do nosso amigo Rui Pascoal.
Só apreciando esta expressão de arte se pode valorizar a qualidade das suas telas, de temas muito originais e apelativos.
Como também o dizes, caro Silva Rocha, sendo eu apenas um amante das telas, das tintas e dos pincéis, deixo a crítica para os que se sentirem com essa capacidade.
O que posso e devo aconselhar é que se trata de uma exposição a não perder!
Parabéns Rui Pascoal pelos teus belos trabalhos!