sexta-feira, 3 de maio de 2013

Moçambique (5) - Táxis e tchopelas

Sempre que se proporcionou, encontrando-se o Manel e a Ana a trabalhar, íamos, a pé, tomar café, relativamente perto de casa ou até ao jardim/parque de Sommerschield, onde há baloiços e onde a Inês poderia brincar.

 Parque de Sommerschild

Noutras ocasiões e quando pretendíamos passear noutras zonas da cidade ou visitar algum local em especial, deslocávamo-nos de táxi.

Andámos ainda e por diversas vezes,  de moto-táxi (tchopela).


O custo das viagens de táxi e de tchopela eram sensivelmente iguais, tendo sido 200 Mts (200 meticais) o preço mais elevado que pagámos para os percursos mais longos. Convirá aqui referir, uma vez que poderá haver quem desconheça, que o metical é a moeda moçambicana e que 1 euro vale, nesta altura,cerca de 40 meticais.


 Nos dias de mais calor, as viagens de tchopela tornavam-se mais agradáveis do que as de táxi, uma vez que havia mais ventilação e, por outro lado, era muito mais fácil fotografar.
Depois de falar com a empregada lá de casa, a simpatiquíssima Judite, concluí que a senhora que se vê nesta fotografia, com um produto branco na cara, o usava para tratamento da pele, nomeadamente para ocultar as rugas. Mais me informou que, em princípio, seria a mesma originária do norte de Moçambique, uma vez que é especialmente aí que se usam estes processos naturais dermatológicos.

5 comentários:

Rui Pascoal disse...

Fiquei com curiosidade e vontade de andar nessa tchopela, quanto à máscara para o rosto... o Amigo Rocha aconselha-a?
:)
Um abraço!

SilvaRocha disse...

Não sei o que aconteceu com esta geringonça. No outro dia, respondi ao Rui. A verdade é que verifiquei agora que não aparece como comentário.
Quanto à tchopela, recomendo, sendo sempre uma pequena e interessante aventura.
A máscara da senhora, talvez o saber só de experiências feito e os resultados obtidos ao longo de séculos, possam responder quanto à sua eficácia...

Arnaldo disse...

Esse transporte e a designação de "tchopela" são novidade com a qual me actualizo.
Sem dúvida que é mais fresco viajar
neles nos dias mais quentes.

Anónimo disse...

Oh meu caro Rocha, onde estão as praias?
A.Ramos

SilvaRocha disse...

As praias virão a seguir, um dia destes... Não posso esgotar tudo de uma vez.