sexta-feira, 31 de maio de 2013

Moçambique (10) - Fim de semana na Suazilândia 4

Tal como deixei em aberto no último post, no Domingo daquele fim de semana, fomos visitar o Summerfield Botanical Garden logo pela manhã (os dias em África começam cedinho). Tem, no seu interior, um hotel e um restaurante com cafetaria, encontrando-se este último estabelecimento junto
Anúncio do Summerfield Hotel no início da alameda que lhe dá acesso
de um lago, o que, aliado às construções lacustres (passadiços e locais de repouso) próximas,
 proporciona uma beleza paisagística única.
Restaurante e cafetaria


Construções por cima do lago
O parque é harmonioso, beneficiando da coexistência dos lagos, da flora, das construções em madeira e das esculturas ora em metal, ora em pedra, espalhadas um pouco por todo lado e perfeitamente enquadradas com a paisagem.






É um jardim que reúne uma vasta colecção de plantas raras, apresentando algumas o exotismo floral próprio dos países africanos.

Depois da agradável visita ao Summerfield Botanical Garden, rumámos à capital, Mbabane, cidade com um centro moderno e prédios em construção, sendo os visitantes levados a pensar que estará a mesma em franca evolução.
Perto um do outro, tem dois bons e modernos centros comerciais e entre ambos um mercado tradicional de rua, a funcionar num espaço tipo parque de estacionamento e nos passeios à sua volta.

Contrastando com Maputo, a cidade apresenta-se limpa, sem os montes e pequenos focos de lixo  com que, a cada momento, nos deparamos na capital de Moçambique.
Viajando pela M3, estrada que nos levaria de volta a Manzini, onde havíamos passado na véspera em sentido contrário, estávamos a iniciar o regresso a Maputo.
Perto da cidade referida, almoçámos uma refeição ligeira, num shopping cujas traseiras ficavam sobranceiras ao Millenium Park, assinalado pelos símbolos da bandeira daquela.
Símbolos da bandeira de Manzini
Passando por Manzini, atravessámos, de novo, Steki, onde reabastecemos de combustível.

Carrinha com pessoas de um casamento
 Concluímos das duas vezes que parámos no posto de abastecimento de combustíveis da Galp, em Steki que o mesmo tinha um movimento apreciável de clientes. Desta segunda vez, constatámos que, para além de outros, se encontrava ali a meter gasóleo, um camião transportando tubos de pvc, uma carrinha Toyota descapotável transportando pessoas que participavam num casamento e um swazi solitário na sua viatura também daquela marca japonesa.
Automobilista aguardando a sua vez para abastecer a sua viatura

Note-se que quer em Moçambique, quer na Suazilândia temos tido a oportunidade de verificar que a maioria dos veículos automóveis são oriundos do Japão.
E foi exactamente numa carrinha Toyota Ipsum (do meu filho) que fizemos esta interessante viagem à Suazilândia e empreendemos, naquele dia 24 de Março, o regresso a Maputo.

6 comentários:

Rui Pascoal disse...

Bonitas fotos de um lindo passeio.
África entranha-se... verdade?

SilvaRocha disse...

Acho que sim, Caro Amigo Rui.

SilvaRocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lourdes Foja/Lulu disse...

Gostei muito de ver este bocadinho de Moçambique, Gostei mesmo muito.Vai pondo mais....deve ser a única maneira que tenho de conhecer um pouco desse País que já foi nosso. Obrigado

Arnaldo disse...

Gostei desta viagem feita com a comodidade do meu computador.
A África tem recantos riquíssimos, pena que nem sempre sejam divulgados com a simplicidade e pormenor que o amigo SR tão bem os sabe descrever.
Um abraço.

Silva Rocha disse...

Ó Arnaldo, fazes-me cada elogio que eu até fico corado!... Obrigado pelas tuas palavras simpáticas.
Um abraço e continuação de boas férias aí pela ilha descoberta por Bartolomeu Perestrelo em parceria com João Gonçalves Zarco.