sexta-feira, 19 de abril de 2013

Moçambique (1)

No pretérito dia 11 de Março, partimos, rumo a Moçambique, tendo em vista, em especial, desfrutar, durante cerca de 30 dias, do prazer de estar com a nossa neta. Naturalmente que idêntico prazer queríamos gozar com o dia-a-dia passado com o Manuel Jacinto e a Ana (e eles sabem e compreendem o «em especial»). Mas, a fase imediata aos 4 anos de idade, é, estou crente, uma das que o seu não acompanhamento mais penoso se torna para os avós. E disso tivemos a confirmação. Há toda uma série de encantos gerados pelas novas palavras, pela descoberta de alguns porquês, pelos gestos, enfim por tudo quanto vai contribuindo para o crescimento, formação da personalidade e culto dos afectos que será uma pena perderem-se. Tínhamos concluído que vê-la somente uma vez por ano e nesta fase, sabia a pouco. Apesar dos contactos pelo skype, sentíamos que o estarmos efectivamente na sua presença, seria completamente diferente.
Depois das 10 horas e 50 minutos que é a duração da viagem directa de Lisboa a Maputo, chegámos cerca das 22:45 (hora local). É claro que, àquela hora, a Inês estava a dormir.
Às 7:00 horas do dia seguinte, lá estava ela no nosso quarto a acordar-nos e a dar-nos o primeiro beijinho de boas-vindas.
Estava tão diferente!... E linda, claro.




A cidade, desde 2009 (última vez que lá tínhamos estado) sofreu um considerável aumento de tráfico e por lá estarão, a nosso ver, de então para cá, muitos mais portugueses.

4 comentários:

Rui Pascoal disse...

Antes de mais permita-me dizê-lo para que todos saibam: - O Amigo Rocha é/será "o responsável" pela minha (nossa) ida a Moçambique, lá para o ano da graça de 2015, isto se até lá não nos fizerem uma maldade como fizeram no Chipre...
Por falar em maldade, depois de tantas horas de viagem não poderem ver/brincar com a Inês não deve ter sido fácil... daí estar agora "a vingar-se" e não nos quer mostrar fotos dela.
:)
Ao avô babado e à restante família o meu "Kanimambo" por este incentivo.

Graça Sampaio disse...

Belas fotos! Toca a mostrar mais! Da cidade, claro, que da neta já eu vi! E está bem linda!

Beijo.

Arnaldo disse...

Em boa hora os avos babados puderam viajar para finalmente esbanjar os mimos que ansiosamente guardaram para a netinha. A felicidade é isto! Também sinto saudades dos tempos que por lah passei, particularmente dos meus alunos da primaria, na Escola de Chidenguele!

Arnaldo disse...

Será que vamos ter mais reportagens e apreciar fotos alusivas?
Ficamos a aguardar.