quarta-feira, 14 de novembro de 2012

125º Aniversário de Amadeo de Souza-Cardoso

 O pintor português Amadeo de Souza-Cardoso nasceu em Manhufe, freguesia de Mancelos, concelho de Amarante, no dia 14 de Novembro de 1887. Deste modo, comemoram-se hoje os 125 anos do seu nascimento.

Pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses , Amadeo de Souza-Cardoso destaca-se entre todos eles pela qualidade excepcional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX

"O artista desenvolveu, entre Paris e Manhufe, a mais séria possibilidade de arte moderna em Portugal num diálogo internacional, intenso mas pouco conhecido, com os artistas do seu tempo".  A sua pintura articula-se de modo aberto com movimentos como o cubismo o futurismo ou o expressionismo, atingindo em muitos momentos – e de modo sustentado na produção dos últimos anos –, um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea.

A morte aos 30 anos de idade irá ditar o fim abrupto de uma obra pictórica em plena maturidade e de uma carreira internacional promissora mas ainda em fase de afirmação. Amadeo ficaria longamente esquecido,dentro e, sobretudo, fora de Portugal: "O silêncio que durante longos anos cobriu com um espesso manto a visibilidade interpretativa da sua obra [...], e que foi também o silêncio de Portugal como país, não permitiu a atualização histórica internacional do artista"; e "só muito recentemente Amadeo de Souza-Cardoso começou o seu caminho de reconhecimento historiográfico".



4 comentários:

Graça Sampaio disse...

Bela homenagem! Adoro os quadros de Amadeo!

redonda disse...

Gosto muito de todos os quadros dele que já vi.

São disse...

Pena que tivesse morrido tão jovem.

Nunca consegui entrar no Museu em Amarante, mas vi a exposição dos seus trabalhos na Gulbenkian.

Bom domingo

Necessárias mesmo as abstrusas letras verificatórias?! Juro, sou uma pessoa...mas já sem paciência após cinco tentativas

SilvaRocha disse...

Penso que eliminei as «letras verificatórias». Não sabia que apareciam e pus-me a pesquisar como evitá-las. Vindo a chamada de atenção da parte de alguém que (pesquisei) tem um blog, fui levado a pensar que haveria forma de ultrapassar o problema.
Obrigado à São pelo reparo.