segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quadro de Renoir por menos de 39 euros.



    Um boneco de Paul Bunyan, uma vaca de plástico e um quadro. Uma mulher americana encontrou as três peças numa feira, em Shenandoah Valley, na Virginia, e decidiu avançar para a compra. Tudo junto, saiu-lhe por uns 50 dólares (cerca de 39 euros).

Horas mais tarde, já em casa, a mulher veio a perceber que havia feito a compra da sua vida: o quadro, do qual a senhora só prendia aproveitar a moldura, soou familiar à mãe da compradora, que insistiu para que se fizesse uma averiguação em relação à autoria.

De facto, na moldura vinha escrito que a autoria era do famoso pintor francês Pierre-August Renoir. Mas quem acreditaria que tal preciosidade pudesse ser encontrada num mercado? Os peritos avaliaram e dizem agora que parece mesmo tratar-se da obra “Paisagem, à beira do Sena”, pintada em 1879, cujo valor pode andar entre os 75 e os 100 mil dólares (entre 58 e 78 mil euros).

A obra, com uma paisagem fluvial em tons pastel e 14 centímetros de altura e quase 23 de largura, vai ser leiloada pela Potomack Company no próximo dia 29 de Setembro.

Surpreendida com a revelação, a mulher – que prefere manter o anonimato e se identifica apenas como a “rapariga do Renoir” – garante que não quer ficar com o quadro: “De certeza que quem o comprar o vai cuidar como merece”, disse ao The Huffington Post.

O especialista em artes plásticas Norton Craner garantiu, em declarações ao New York Times, que a obra aparece no catálogo das obras de Renoir, onde se pode ler que foi adquirida em 1925 pela galeria francesa Bernheim-Jeune. Posteriormente, terá sido vendida a Herbert May, marido da coleccionista Maryland Sadie A. May.

4 comentários:

Rui Pascoal disse...

Ficámos sem saber, ela ficou ao menos com a moldura?
:)

Graça Sampaio disse...

Saiu-lhe a sorte grande! Que sortuda!

(Já agora, acrescento: ODEIO estas letras travestidas que tenho de copiar para provar que não sou um robot!!! Podia tirá-las?!!!....)

redonda disse...

Incrível, algo que não me importaria nada que me sucedesse (eu venderia o quadro e ficaria com a moldura de recordação :)

Arnaldo disse...

Será que na feira de antiguidades aqui em Leiria vendem disso?
Ou talvez na famosa Feira da Ladra... quem sabe?!
É melhor estarmos atentos, pelo sim, pelo não...