segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Café Colonial - Exposição de Clotilde Fava

                               
Num canto, à volta de silenciosas chávenas de café, negócios são discutidos, tecem-se confabulações. Ao longe, uma presença discreta, qual reminiscência de uma África passada, tudo observa, lançando um olhar condescendente e sensual sobre a cena.
A imagem ficou gravada no meu espírito quando, acabada de chegar a Leiria, trazendo as feridas de uma descolonização (im)possível, entro num café que ainda hoje, passados que foram mais de trinta anos, teima em manter-se aberto ao público, contrariando a voragem do tempo e dos metais. À rudeza dos homens que se reuniam à volta das mesas, contrapunha-se a suavidade de uma mulher que aí servia e cujas feições me recordavam, com dolorosa saudade, a minha África.
Várias são as leituras que rodeiam “Café Colonial”, uma tela simultaneamente icónica, na evocação sempre presente da mulher africana, nas formas, na composição e nas cores, em todas as suas metamorfoses, e atípica, na figuração masculina.
Representa o reconhecimento mais profundo do início de um ciclo agora apresentado em retrospectiva, expondo uma visão abrangente dos temas que percorrem o meu imaginário.
 
Clotilde Fava


FUNDAÇÃO CAIXA AGRÍCOLA DE LEIRIA
Largo Cândido dos Reis (Terreiro), nº19
Leiria
tel. 351 244 848000
 
inauguração - 7 de setembro, sexta-feira, às 21:00
fecho - 21 de setembro
horário: de 2ª  a 5ª  das 14:00 às 17:00
               6ª das 14:00 às 17:00 e das 21:00 às 23:00
               sábado das 16:00 às 20:00