sábado, 14 de julho de 2012

O Princípio da Viagem - Exposição de Pintura

De 6 a 31 do corrente mês de Julho está a decorrer, no Teatro José Lúcio da Silva, desta cidade de Leiria, uma exposição de pintura do artista plástico José Manuel Pedrosa, denominada «O Princípio da Viagem». José Manuel Pereira Pedrosa nasceu em Pedrógão do Pranto, do concelho de Soure, em 1955 e reside, actualmente na Figueira da Foz.

Licenciado em Educação Tecnológica pela Universidade Aberta, encontra-se a concluir a licenciatura em Artes Plásticas, na Escola Universitária de Artes de Coimbra (EUAC). Lecciona a disciplina de Educação Visual no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar-Tocha-Cantanhede.
Os seus óleos baseiam-se basicamente em cenas e naturezas-mortas do meio rural. À sua vivência não é alheia esta apetência e carinho pela ruralidade.

Por outro lado, numa certa linha da Pop Arte, utiliza fitas autocolantes (em regra utilizadas pelos pintores da construção civil e que costumam servir para melhor perfeição no traço da pintura artística), aplicando-as nas telas para delinear contornos, nunca as retirando e pintando-as como parte que são da obra final.


As tintas que utiliza nas referidas obras Pop Arte são, por outro,  manchas de tinta que os colegas utilizam em suportes de papel  (paleta) para pintar  os seus quadros e constituem sobras que iriam para o lixo. Os instrumentos musicais e a bicicleta que estão patentes nesta sua exposição em Leiria, são exemplo desse tipo de aproveitamento cujo resultado final é extremamente interessante.

Nos óleos sobre tela cujos temas são viaturas automóveis, a automotora e o eléctrico, recorreu, com menor visibilidade, às fitas a que antes se faz referência, conseguindo também um belo efeito artístico.

A entrada para a exposição é livre e a mesma pode ser visitada todos os dias (incluindo sábados e domingos) das 18:00 às 22:00 horas. Nos dias de espectáculo, o horário prolonga-se até às 24:00 horas.

5 comentários:

Graça Sampaio disse...

Ah! É por ser de Soure... (estou a brincar)

Acho que não ficou nada por dier relativamente ao artista e às suas técnicas...

SilvaRocha disse...

Fui à inauguração da exposição para ver se conhecia o pintor, atenta a sua origem. A verdade é que não o conhecia.
De qualquer modo, gostei da exposição.

Rui Pascoal disse...

Ainda não tive oportunidade de a visitar mas, pergunto eu, para quando a vossa exposição? Se não me falham as contas há dois anos que não se realiza e não e por falta de talentos.
:)

SilvaRocha disse...

O Rui pergunta e muito bem. Mas as coisas no ex-IPJ andam um tanto baralhadas. Sabe que este (des)governo quer acabar com tudo o que não dê lucro e isso é um processo que pode começar com mudanças de horários, arranjar dificuldades para os utentes, etc...
Curiosamente hoje, na capa do jornal i, o Vasco Graça Moura diz que se fosse ministro da cultura pediria a demissão. Critica a falta de dinheiro.

Rui Pascoal disse...

O Vasco Moura tem Graça.
:)