sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sketchers e Leiria


Fiquei tão encantado com a qualidade dos desenhos dos participantes no 1º Encontro de Diários Gráficos em Leiria que acho nunca ser demais aqui trazer exemplos que a bem ilustram.
O Vicente Sardinha foi dos desenhadores que mais me impressionaram, quer pela rapidez de execução, quer pela certeza e qualidade do traço. Claro que, nestas coisas, é decisivo o gosto. Ou melhor, é decisivo o bom gosto. Tal qual como na fotografia, também neste tipo de desenho é fundamental o enquadramento. O motivo ou objecto a desenhar, vai ser determinante no resultado final.
A visão pessoal de cada um e o seu próprio estilo, vão estabelecer as diferenças no tratamento da imagem. Do caderno do Vicente, achei muito interessante um desenho feito a partir do interior do automóvel. Os pormenores estão lá todos, com a mestria que descontraidamente exala.










Entretanto, no Urban Sketcher Portugal Beiras estão desenhos de um dos participantes no encontro de Leiria, José Carlos Mendes que, pela sua qualidade, não podem deixar de aqui ser referidos.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

VI Bienal de Artes Plásticas - Stª Catarina da Serra


Na Galeria do Edifício do Banco de Portugal, nesta cidade de Leiria, está a decorrer a exposição colectiva (pintura, escultura, fotografia e outras artes plásticas) da VI Bienal de Artes Plásticas - Santa Catarina da Serra.

Entre muitas outras de outros autores, estão patentes obras de Carlos Alberto Santos, Gama Diniz e Óscar Almeida.



Segundo o folheto respectivo, ainda pode ser vista até ao dia 19 do corrente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jovens Sketchers

No 1º Encontro de Diários Gráficos em Leiria, tivemos a oportunidade de constatar que, dos participantes, fazia parte um grupo de jovens entusiastas que revelam já uma vocação e um especial jeito para desenhar nos seus cadernos.
O mais novo que apareceu, acompanhando o pai (quem sai aos seus...), foi o Dinis Ançã. Tem 12 anos e está a construir o seu próprio estilo. Reparem no desenho que ele fez a partir do Largo da Sé e noutros que já tem na net.

A Joana Fialho (das senhoras/meninas não se diz a idade), enquanto assistíamos todos a uma sessão queirosiana, fez o retrato que segue. Mas ela, tem o seu estilo e já consegue dar um cunho pessoal aos desenhos que elabora. Vejam aqui, se não tenho razão...

O Hugo Pereira, com 16 anos, é muito criativo e, ao que tudo leva a crer, por isso mesmo, utilizou um caderno completamente fora dos cânones dos comumemente utilizados. Agora vejam bem o efeito que ele conseguiu para o desenho do Castelo de Leiria que fez nesse seu novo caderno. Mas tem mais, claro.



terça-feira, 7 de junho de 2011

Ainda o 1º Encontro de Diários Gráficos em Leiria


No dia 18 de Maio, anunciou-se aqui a realização do 1º Encontro de Diários Gráficos em Leiria. Inscrevemo-nos para participar em tal iniciativa, crentes de que algo de extraordinário iria acontecer na cidade e que não poderíamos perder essa oportunidade.
No final, concluímos que o resultado foi além das expectativas. À Junta de Freguesia de Leiria queremos manifestar o nosso agradecimento por, conjuntamente com o Urban Sketchers Portugal, ter patrocinado este evento, cuja mentora foi, em boa hora, a leiriense (exímia desenhadora e autora do desenho acima) Elizabete Santos.

Na mesa redonda de sexta-feira, dia 3, intervieram Eduardo Salavisa, Pedro Cabral, Mário Linhares e Mónica Cid todos eles ligados ao blog Urban Sketchers Portugal, dedicados à causa dos diários gráficos e que, com os desenhos dos seus cadernos, muito a dignificam.
Cada um dos intervenientes teve a oportunidade de falar sobre as suas experiências pessoais como utilizador dos cadernos onde diariamente vão registando, através do desenho, o que os seus olhos vão vendo. Desde logo ficou claro para os presentes que os inseparáveis caderninhos se revelam de primordial importância quando o seu proprietário se desloca em viagem.

No sábado, juntaram-se ao grupo outros fervorosos utilizadores dos cadernos que, dispersando-se pela cidade, colheram da mesma, de forma singular, através dos seus riscos e finas aguareladas, os recantos e as pessoas que mais os inspiraram. Vieram, de vários pontos do País, com o firme propósito de participar no encontro e assim dar largas ao enorme prazer que sentem em desenhar. Não está em causa, nestes encontros, qualquer competição ou avaliação entre os participantes, procurando cada um, tão-somente, desenhar o que gosta e partilhar com os outros o prazer daquilo que faz.
Gostaria de relevar, entretanto, o espírito franco e aberto e digamos até, a humildade, revelados pelos brilhantes desenhadores aqui presentes que, de forma perfeitamente despreocupada, a todos facultaram os seus desenhos, sem qualquer reserva, permitindo inclusivamente que fossem fotografados.

Os links deste texto poderão ser o ponto de partida para uma viagem ao mundo dos diários gráficos e, quem sabe, o incentivo para aqueles que, dotados do jeitinho especial que estas coisas requerem, não tinham ainda descoberto como dar asas à sua imaginação, aproveitando o seu gosto e sensibilidade.
Tentaremos voltar, muito em breve, a este tema dos diários gráficos e em especial ao que aconteceu em Leiria, uma vez que, muito há ainda por contar.

domingo, 5 de junho de 2011

Inauguração da Exposição do Arnaldo


Como previsto e demos nota em post que antecede, na pretérita sexta-feira, dia 3, o Arnaldo juntou à sua volta um interessante número de amigos que quiseram partilhar com ele o prazer da inauguração da exposição que, durante o corrente mês de Junho, vai estar patente, na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria.

Sob o tema «Cores de Leiria», estão ali alguns dos óleos sobre tela em que o artista trata temas desta cidade de Leiria, das Cortes e da Barreira.
O acto foi enriquecido com a actuação de alunas da Escola de Dança de Diogo de Carvalho.