sábado, 30 de abril de 2011

Eugeniaturas, os Portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!

Constituída por mais de 220 caricaturas, onde não faltam personagens da região, Eugeniaturas é uma exposição de conteúdo humorístico de personalidades da vida portuguesa, das mais diversas áreas de actividade. Funde o desenho com textos e legendas e ainda com a instalação e montagem de adereços, utilizando assim um formato expositivo pouco usual em exposições deste género. Constitui, no fundo, uma crítica político-social e é um retrato actual da nossa sociedade, no seu melhor e no seu pior.
Os Eugénios, responsáveis pela exposição, são um grupo criador de artes e ideias essencialmente de conteúdo humorístico.
As caricaturas são da autoria de Luís Gamelas, nascido a 14 de Novembro de 1949, na freguesia de Arcos (Anadia) que se define como pintor, desenhador, músico, caricaturista e co-autor da exposição.
Para além da qualidade das caricaturas, esta exposição é marcada pela imaginação que presidiu à sua «arrumação» humorística, em estreita ligação com os diversos adereços.
A não perder! Edifício do Banco de Portugal, nesta cidade de Leiria, até ao próximo dia 23 de Maio. Entrada Livre. Segunda a sexta/ 9:00 às 17:00 horas. Sábados/ 14:00 às 18:00 horas.

5 comentários:

graciela disse...

Sugestão apelativa, não quero perder.

Graça Sampaio disse...

Obrigada pela informação. Sou um bocado para o distraído...

Luís Gamelas disse...

Em nome dos EUGÉNIOS e em meu próprio, Luís Gamelas, autor dos "bonecos", agradeço a promoção que este blog faz da exposição "EUGENIATURAS - os portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!"

SilvaRocha disse...

Este blog nasceu da vontade de amigos que se encontram, uma vez por semana, à volta de telas, sujando-as com umas tintas a óleo... Tem como principal objectivo a divulgação de exposições de arte e de eventos similares. A promoção aqui feita à exposição das caricaturas é mais do que justa pelo que muito nos honram os agradecimentos do autor das mesmas.

Arnaldo disse...

Um tema que me merece grande admiração. Só tenho pena de não ter um pouquinho de geito para esta veia artística.
Ainda não tive oportunidade de visitar a exposição.Fá-lo-ei entretanto.
Mesmo sem ter o prazer de admirar o talento deste artista através das obras expostas, pelo que já observei e face à promoção, partilho da opinião do amigo S.Rocha, cujas palavras também subscrevo