segunda-feira, 24 de maio de 2010

Visita à Galeria de Arte e Design Ensaios











Cor e Pinceladas visitou hoje esta Galeria, para ver a exposição de trabalhos ali expostos, da autoria de dois conceituados artistas - Agostinho Moreira e Jorge Melo.
Jorge Melo, cirurgião por vocação e pintor por devoção, mostra-nos diversas pinturas a acrílico sobre tela, de que me permito realçar "The Guardian Angel" e "Agonia" por sentir naquelas obras algo que parece relevar a sensibilidade do seu autor e que nos transmitem uma agradável mensagem de tranquilidade, de paz interior.
Todas as obras estão enriquecidas e personalizadas com poemas de sua autoria.
Está representado em várias colecções particulares e institucionais no País e no estrangeiro.
Agostinho Moreira, escultor, nascido no Brasil, tendo criado contudo raizes em Portugal, exibe toda a sua maestria nas esculturas expostas, trabalhando o mármore, que busca nas pedreiras de Borba, de uma forma bela e talentosa. Afirma-se fascinado pelos nossos mármores.
Participou em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido vários galardões.
Difícil é eleger a escultura que mais me sensibilizou, todavia foram"O Anjo da Proa" e "Almas Gémeas", para enumerar também apenas duas obras, as que mais apreciei.
Uma palavra especial de apreço para a Dra. Júlia e sua equipa, que nos presentearam com uma excelente mostra, exposta num espaço ex-libris, maravilhosamente aproveitado. Parabéns.

domingo, 16 de maio de 2010

Inauguração da Bienal


Com música ao piano por Victor Manuel C. Moreira, teve lugar, no dia de ontem, pelas 17 horas, na Galeria Capitel (Rua Engº Duarte Pacheco, 12 - 2º - Leiria), conforme divulgado, a inauguração da XIII Bienal de «Oportunidades a Jovens e Principiantes».



Bastante concorrida, contou com a presença de alguns dos expositores da colectiva ora dada a conhecer.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 28 do corrente mês de Maio e poderá ser visitada das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00 horas, de Segunda a Sábado.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CONVITE - Inauguração da XIII Bienal de «Oportunidades a Jovens e Principiantes»

No próximo dia 15 do corrente mês de Maio, pelas 17:00 horas, na Galeria de Arte Capitel, nesta cidade de Leiria, será inaugurada a XIII Bienal de «Oportunidades a Jovens e Principiantes», com música ao piano por Victor Manuel C. Moreira.

Seremos três, de entre os alunos das aulas de pintura da D. Dulce Bernardes, que, como participantes na exposição, iremos estar presentes no referido evento.
A exposição colectiva em apreço estará patente ao público de 15 a 28 de Maio, de Segunda a Sábado, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00 horas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Galeria Capitel - Calendário das Actividades ainda previstas para o ano de 2010

15 a 24 de Maio - Bienal para Jovens e Principiantes
5 a 14 de Junho - Colectiva com Margarida Vigôço, Carlos Alberto Santos e Fátima Gomes
26 de Junho a 5 de Julho - O Acervo da Capitel a favor do Orfeão de Leiria
18 a 27 de Setembro - Colectiva com Helena Toscano e Lurdes Venâncio
2 a 11 de Outubro - Sónia Militão
23 de Outubro a 11 de Novembro - Jorge Dias
20 a 29 de Novembro - Gama Dinis