sábado, 25 de abril de 2009

Arte Moçambicana



Tal como tinha concluído há dois anos, quando tive a oportunidade de me deslocar a Moçambique pela primeira vez, a arte é uma constante aos olhos de qualquer visitante daquele país. Estou crente que ninguém ficará indiferente às cores dos batikes e das telas e às formas das várias manifestações do artesanato local.
Nenhum de nós pode ignorar as cores com que os artistas africanos pintam as suas obras. Prova disso são os trabalhos de inspiração africana a que se têm dedicado alguns colegas das aulas de pintura.
Em futuras mensagens, devidamente ilustradas, é minha intenção trazer aqui artistas moçambicanos merecedores de destaque especial.
Caberá neste momento realçar as diversas iniciativas que têm vindo a ser levadas a efeito por parte da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa, em Maputo, no sentido da divulgação das artes e cultura moçambicanas, nomeadamente através da edição de publicações e exposição permanente de obras de autores locais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta tela ilustra bem o espírito do "Cor e Pinceladas": muita alegria e cor!
Lindo...! É como este Blog está a ficar...!

Rui Pascoal disse...

Sem ter tido ainda o privilégio de pisar solo africano, opção que tem vindo a ser adiada e simultaneamente amadurecida, a verdade é que também não fiquei indiferente sendo a proximidade cada vez maior. A haver um responsável… o meu Amigo estará no cimo da lista. Parabéns pelo bom gosto e pela partilha do mesmo. Bem-haja!

Anónimo disse...

Vossemecê Sr. Rocha é surpreendente! Acredito ser um autodidacta pelo que tive a oportunidade de ver. Com quela mistura de cores, fiquei com um cheirinho a perfume africano. Gostei e sou um leigo meu caro!