segunda-feira, 16 de março de 2009

A caminho da cidade


Era assim antigamente!...
De carro para a cidade...?! Só se fosse puxado por um quadrúpede, como aqueles que "estacionavam" para os lados do largo onde está hoje implantada a Av.Heróis de Angola ou, mais precisamente, nos terrenos onde se construíu o edifício da Rodoviária.
Mas, o que me trouxe hoje aqui não foi esse motivo, consequência natural do progresso, foi tão somente recordar aquela estátua de homenagem às gentes que, "a caminho da cidade", traziam os produtos da terra e outros bens de consumo para abastecer a população citadina.
Julgo que uma localização de maior destaque, dentro da cidade, eventualmente no jardim municipal, beneficiaria a sua popularidade e a atenção que deve merecer, por aquilo que representa.
Fico com a sensação de que o lugar onde se encontra, já sem o trânsito pedonal de outrora, a deixa um tanto desprezada e, por esse facto, chego a pensar que haverá muita gente nova nesta cidade que não sabe da sua existência e, muito menos, do seu significado.
Acima de tudo, representa ainda uma importante efeméride, evocando a passagem do IV centenário da elevação de Leiria a cidade.


Sem comentários: