terça-feira, 31 de março de 2009

Obra-prima ou obra-filha?


Esta é a foto de uma tela que o meu filho, Manuel Jacinto, tem na casa dele em Maputo. Entretanto, a minha neta (a Inês) interpôs-se entre a tela e a minha câmara e o resultado final foi este...
Acho que o meu Manel, artisticamente (com a ajuda da Ana, claro), conseguiu um belo resultado final. Esta sua obra-prima (ou obra-filha?) é mesmo um encanto e prova que não é só nestas coisas da informática que se aplica com entusiasmo. A propósito (apesar de um pouco tardiamente), manifesto aqui os meus especiais agradecimentos pela qualidade que conseguiu na elaboração final deste blog que tem merecido elogios dos mais diversos quadrantes.
Obrigado pelas duas obras.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Serenidade


Neste meu trabalho está um pouco de tudo o que é belo. Paz, serenidade, tranquilidade, confiança, dedicação, paciência e, acima de tudo, muito amor.

Um beijinho,
Maria Dulce

quinta-feira, 26 de março de 2009

Esta Arte Milenar















E ainda há quem pense que pintar é só misturar os óleos nas telas. Desenganem-se! Esta arte milenar transmitida e apurada de geração em geração, aqui exposta através da bola, do pão-de-ló, das brisas e dos demais acepipes são verdadeiras obras de arte. E que dizer então do supremo sumo das uvas? De cor intensa e profunda, aroma quente e qualidade apurada. De primeira, como os artistas!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pois...pois...


Depois não venham com a desculpa de que o trabalho não rende...
Eu cá só vos digo é que esta coisa de acelerar até Maio tem que ser levada a sério... olhem a exposição...

Brincando com o instantâneo, claro está, nada mais que isso!...
Para que vejam (não é para os apanhados)!!! Os verdadeiros artistas também têm necessidade de fazer uma pausa de vez em quando!
E, quando o ambiente da turma é saudável, há sempre lugar a uns momentos de boa disposição!

domingo, 22 de março de 2009

Et Voilá... Celine!


Eis a Celine. Não sei se tem ou não acento... Certeza tenho de que a simpatia lhe assenta muito bem e é elemento relevante da sua personalidade.
Artisticamente é muito versátil e em tudo o que faz põe alegria.

sexta-feira, 20 de março de 2009

“Ganda Pinta!”


Versátil, polivalente, graciosa e encantadora é a sua obra, mas, mais ainda a sua autora. E isto é apenas uma pequena amostra…
Parabéns Margarida!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Essa não lha perdoo!


Esta imagem pertence à nossa exposição do ano transacto, a próxima é já em Maio.

O Arnaldo além de ser um óptimo colega e excelente pintor possui igualmente um grande sentido de humor (o comentário ao “post” anterior confirmam-no) mas, tem também o seu geniozinho, a sua pequena malícia. Acham que foi por acaso que colocou o escadote em frente do primeiro quadro que pintei e expus?

Essa não lha perdoo!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Mecânica, Bate-Chapas... Pintura



A Natalie entrou, este ano lectivo, a todo o gás nas aulas. Começou com umas técnicas decorativas e agora está na pintura a óleo. A aceleração das viaturas reparadas na sua oficina da Memória e os sons próprios das actividades ali exercidas (reparações mecânicas, bate-chapas e pintura - qualidade a bom preço) não serão, decerto, alheios à velocidade que imprime aos seus trabalhos. É caso para dizer: - É sempre a abrir!...

A caminho da cidade


Era assim antigamente!...
De carro para a cidade...?! Só se fosse puxado por um quadrúpede, como aqueles que "estacionavam" para os lados do largo onde está hoje implantada a Av.Heróis de Angola ou, mais precisamente, nos terrenos onde se construíu o edifício da Rodoviária.
Mas, o que me trouxe hoje aqui não foi esse motivo, consequência natural do progresso, foi tão somente recordar aquela estátua de homenagem às gentes que, "a caminho da cidade", traziam os produtos da terra e outros bens de consumo para abastecer a população citadina.
Julgo que uma localização de maior destaque, dentro da cidade, eventualmente no jardim municipal, beneficiaria a sua popularidade e a atenção que deve merecer, por aquilo que representa.
Fico com a sensação de que o lugar onde se encontra, já sem o trânsito pedonal de outrora, a deixa um tanto desprezada e, por esse facto, chego a pensar que haverá muita gente nova nesta cidade que não sabe da sua existência e, muito menos, do seu significado.
Acima de tudo, representa ainda uma importante efeméride, evocando a passagem do IV centenário da elevação de Leiria a cidade.


domingo, 15 de março de 2009

sábado, 14 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Abordagem a Várias Técnicas


A D. Alice aborda com muita convicção e entusiasmo várias técnicas decorativas, conseguindo meritórios resultados finais. Na pintura, tem uma predilecção muito especial por pores-do-sol.
A sua boa disposição é notória e o seu riso contagiante.

Vídeo Almoço Pintura e...

A maioria das fotos são da Margarida bem como a flor que me foi dada e que agora vos ofereço.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O Silêncio é de Ouro

Não sendo porventura das mais faladoras é, seguramente, das maiores produtoras. A sua obra não se resume apenas à pintura. A Dª Maria Ascenso executa tambem, com grande mestria, bonitas caixas, vistosos tabuleiros, suculentos frutos e lindas peças decorativas.
É caso para dizer que, o seu silêncio é de ouro.

terça-feira, 10 de março de 2009

Lisboa - Apontamentos 2

Ainda mais alguns apontamentos de um fim de semana em Lisboa.






domingo, 8 de março de 2009

sábado, 7 de março de 2009

Se o tema são as flores...











Se o tema são as flores, assunto que por acaso também abordei hoje no meu http://coresdeleiria.blogspot.com/, quero aproveitar a embalagem e mostrar mais umas quantas, estas fotografadas na Madeira durante a minha última passagem por aquela lindíssima illha. São imagens que nos regalam e maravilham, de tão variado e exuberante colorido.








Um jardim bem tratado

Para se ser um bom jardineiro há que conhecer bem a terra, saber escolher as melhores flores para cada tipo de solo, ou para cada época do ano, ter atenção aos bichos das plantas para que estes não lhes causem doenças.

É também preciso regar, podar, retirar as ervas daninhas para que as plantas cresçam fortes e saudáveis.

Ver um jardim bem tratado, como o da Odete, é uma grande alegria e um enorme prazer para os nossos sentidos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

É nacional, é bom!

Perante os quadros de Paula Rego ninguém fica indiferente. Ou se gosta, ou simplesmente se detesta.

Ainda o Centro Cultural de Belém

Para além da exposição do Raul Perez a que fiz referência anteriormente, tivemos a oportunidade de, no Centro Cultural de Belém, ver as obras da Colecção Berardo expostas à data. Entre elas sobressaíam alguns quadros de Noronha da Costa, Paula Rego e Andy Warhol («Judy Garland»).





















quinta-feira, 5 de março de 2009

Proibido falar! E escrever?

Uma das regras estabelecidas no nosso grupo de pintura é que é expressamente proibido falar de doenças. Em caso de incumprimento o prevaricador tem, como coima, que pagar o lanche aos demais. Desconheço quem elaborou esta lei. No meu fraco entender parece-me que existe, de forma intencional ou não, uma pequena omissão. Nada se diz sobre escrever acerca de maleitas.

Posto isto, seguro da razão que me assiste, quero desejar rápidas melhoras aos enfermos e dizer-lhes que sinto muito a vossa falta.

Filatelista Pintor

Quando há uns anos trabalhámos no mesmo Banco apercebi-me da enorme paixão que tinha (e tem) pela Filatelia. O que eu nunca imaginei foi que o lazer, ou o destino, nos voltaria a colocar lado a lado.

Constato agora que o Henrique, para além dos selos, possui igualmente belas estampas da sua autoria.

Pintura=Anti-stress


E... que dizer da Lena?
É, estamos crentes, das colegas que mais beneficiam com o prazer que as aulas de pintura propiciam. Depois de um stressante dia de trabalho, o exercício mental e a descontracção da deleitável prática da pintura, são tónicos indispensáveis à recuperação do seu bem-estar. E, em simultâneo com esse benefício, vai elaborando trabalhos muito interessantes sob o ponto de vista artístico.

quarta-feira, 4 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

A Tribute to Vincent Van Gogh

«Abondance de biens ne nuit pas»


A Clementine é uma menina muito aplicada nos seus trabalhos de pintura.
Um dia, quando o acto de pintar for para ela um exercício de muito prazer, vai reconhecer que não perdeu tempo a aprender e que «O que é bom nunca é demais».
Ei-la a dar os últimos retoques nas suas flores...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Henry Matisse

O Fauvismo “uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perurbadores ou deprimentes” segundo o pintor Henry Matisse.


domingo, 1 de março de 2009

A flor e a árvore


Firme, estável, segura, robusta, com raízes bem presas ao solo e ramos que nos protegem é assim que vejo a flor Margarida a pintar esta bonita árvore.

Surf, Culinária, Pintura...


Na crista da onda será como o Miguel se sentirá ao dar cor às flores que tem vindo a fazer nas aulas de pintura. E, se, em simultâneo, descreve as receitas culinárias que põe em prática, então acreditamos que estará quase a experimentar o prazer de cavalgar sobre uma boa onda...