sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Malangatana


Malangatana Valente Ngwenya nasceu em Matalana, Marracuene, Moçambique, a 6 de Junho de 1936. Frequentou a Escola Primária em Matalana e posteriormente, em Lourenço Marques (actual Maputo), os primeiros anos da Escola Comercial.
Foi pastor de gado, aprendiz de nyamussoro (médico tradicional), criado de meninos, apanhador de bolas e criado no clube da elite colonial de Lourenço Marques. Tornou-se artista profissional em 1960, graças ao apoio do arquitecto português Miranda Guedes (Pancho) que lhe cedeu a garagem para atelier e que lhe adquiria dois quadros por mês, por um valor superior ao salário que um criado negro como ele poderia auferir.
Desde 1959 que participa em exposições colectivas por várias partes do mundo, para além de Moçambique, nomeadamente África do Sul, Angola, Brasil, Bulgária, Checoslováquia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Índia, Islândia, Itália, Nigéria, Noruega, Paquistão, Portugal, RDA, Rodésia, Suécia, URSS e Zimbabwe.
A partir de 1961 realizou exposições individuais por várias partes do mundo, para além de Moçambique, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bulgária, Chile, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Macau, Portugal e Turquia.
Para além de duas esculturas em ferro instaladas ao ar livre e de murais pintados ou gravados em cimento em Maputo e na cidade da Beira, em Moçambique; na África do Sul; no Chile; na Colômbia; nos Estados Unidos; ma Grâ-Bretanha; na Suazilândia e na Suécia,a sua obra (Pintura, Desenho, Aguarela, Gravura, Cerâmica, Tapeçaria, Escultura) - exceptuando , a vastíssima colecção do próprio artista - encontra-se em vários museus e galerias públicas, bem como em colecções privadas, espalhadas por inúmeras partes do mundo.

Malangatana - uma biografia (in Malangatana, Editorial Caminho)

Sem comentários: